terça-feira, 16 de novembro de 2010

I Semana de Formação de Docentes


O Colégio Estadual Olavo Bilac Ensino Fundamental, Médio , Profissional e Normal, na semana que antecedeu o Dia dos Professores, 04 a 08 de outubro, teve a honra de promover juntamente com a UEL, Universidade Estadual de Londrina, a I SEMANA PEDAGÓGICA PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC: PARTILHANDO SABERES, que contou com a participação de mais de 100 professores das diversas instituições escolares do município e alunos do Curso.
A idealização desta semana surgiu da necessidade de oferecermos aos alunos e alunas do curso de Formação de Docentes novos conhecimentos para prepará-los para o maior desafio profissional, que é a formação humana, e desta forma surgiu a proposta de oferecermos a extensão para os professores do município.
A semana iniciou-se com a presença da Professora Benedita de Fátima Ribeiro que proferiu a Palestra intitulada: As Dificuldades de Aprendizagem, onde a professora nos orientou na difícil tarefa de como reconhecer as dificuldades de aprendizagem como a disgrafia, dislexia, discalculia, hiperatividade e as formas com as quais os professores podem minimizar os efeitos destas dificuldades na sala de aulae procurar que as mesmas tenham um efeito menor no desenvolvimento educacional de nossos alunos. Na sequência, o médico e professor Aparecido José Andrade falaria sobre O Processo de Aprendizagem Neurocerebral, abordando como é o funcionamento do cérebro quando ocorre a aprendizagem escolar, contudo, devido a alguns imprevistos com o tempo, não foi possível ouvirmos a fala deste tão conceituado profissional, porém o mesmo tão gentilmente, prontificou-se a realizar tal palestra em outra data, que será divulgada posteriomente. Todos aqueles que se inscreveram ficam convidados a assistir sua fala. Pedimos aqui formalmente, desculpas aos cursistas e principalmente ao Dr. Andrade e mais uma vez agradecemos sua generosidade.
No dia 05 de outubro, Ivonete Montrezora Ferreira, proferiu a Palestra intitulada: A Importância da Caligrafia na Aprendizagem, onde nossos alunos e alunas do Curso de Formação docente puderam aprender, e os diversos professores presentes puderam renovar seus conhecimentos no que diz respeito a tarefa de escrever corretamente a grafia das letras, o que torna a criança mais estimulada ao aprendizado da escrita. Contamos em seguida com a presença do Diretor do Colégio o professor Gerson Mori, que no intervalo cultural, apresentou-nos a arte Marcial Kendo, vestido de Samurai, partilhando e divulgando conosco sua arte.
No segundo dia do evento, contamos novamente com a professora Benedita de Fátima Ribeiro, que desta vez , com propriedade nos falou sobre O Processo do Grafismo e o desenvolvimento do mesmo dentro da visão da Psicanálise e da Teoria Piagetiana.
No dia 06, a renomada professora e documentadora escolar no município Maria Margareth R. Coloniezi ministrou a Palestra: Correntes Pedagógicas, relatando o contexto histórico em que surgiu cada corrente, seus pensadores e seus objetivos. Neste dia tivemos a honra de apreciar a apresentação Teatral dos alunos Bruno Petri e Drielly Lopes, que, com muito talento e humor, encenaram os equívocos do ambiente escolar.
O professor Elton Fernandes de Souza proferiu a Palestra: O Perfil do Professor de Cada Corrente Pedagógica, exemplificando as características do professor adepto de cada corrente, seus procedimentos e a contribuição que cada uma das correntes pedagógicas proporcionou no decorrer do processo educacional construído historicamente.
No dia 07, numa imensurável aula de humanidade, pudemos assistir a Palestra: Orientação e Mobilidade: Inclusão Educacional e Social, abordada pela professora Maria José Ferreira Gregui. Em seguida, Paulo Silvério continuou o tema com a Palestra: A Escola de Educação Especial e a Acessibilidade. As Palestras procuraram debater a Inclusão, suas dificuldades, benefícios e o papel da escola nesta questão social. Quem neste dia deu uma aula de superação, no momento cultural, foi a aluna do Cadevi (Centro de Apoio ao Deficiente Visual), Eloísa Menegueti Faria, que comoveu e contagiou a plateia com seu talento tocando e cantando.
Neste dia, também discutimos a importância do respeito e da valorização social do professor e partilhamos as inúmeras frustrações e angústias que os professores vem sofrendo; concluímos que cada segmento da sociedade deve assumir suas tarefas legítimas para que o professor possa realizar o trabalho para o qual a docência se destina.
No dia 08, a Professora Doutora Eliana Ferreira, apresentou a Palestra: Motivação Escolar, nos ofertando, a partir dos conhecimentos construídos em sua Dissertação de Doutorado, ferramentas para que o professor compreenda como se constitui a motivação no espaço escolar e use estes conhecimentos para enriquecer sua prática e conquistar efetivamente o sucesso educacional. No intervalo cultural contamos com a apresentação do Teatro infantil “Dona Baratinha”, produzido pelas alunas do 4º ano do Curso de Formação Docentes, orientadas pela professora Maria José Perotti.
Encerrando o evento a professora Ana Mônica Pereira Pizzo, nos oportunizou conhecer seu trabalho desenvolvido no PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), através da Palestra: O Projeto Político Pedagógico. A professora falou sobre a importância da constante construção e implementação, para que o projeto político e pedagógico de cada instituição assuma a responsabilidade de construir o sucesso autêntico que cada escola deve exercer.
A SEMANA DE EXTENSÃO foi uma parceria entre o Colégio Olavo Bilac e a UEL, que através da professora Angélica Lyra Araújo, coordenadora do projeto, Semanas nas Escolas da Rede Pública, possibilita às escolas maior diálogo e interação com as escolas. Os certificados foram de 30 h , 20h presenciais e 10h para a execução de um memorial.
Cada instituição elaborará um memorial com as principais impressões do evento.
Agradecemos a todos os professores que prestigiaram o evento, aos alunos e alunas do Curso de Formação de Docentes, a Facesi, aos professores do Recanto dos Baixinhos, da Creche Modelo, da Fapi Pinhais, da Escola Santa Marta, esperamos ter correspondido às expectativas e nos desculpamos por algumas falhas ocorridas nesta I Semana de Extensão.
Partilharam saberes grandes mestres da educação do nosso município, cada um com sua experiência, mostrando o porquê da cidade de Ibiporã se destacar como um lugar onde a educação é construída com competência, seriedade e dedicação. Reconhecemos a grande atmosfera de compromisso com a educação que este município historicamente carrega consigo. Que Deus abençoe o Colégio Estadual Olavo Bilac, que Deus colocou na Avenida dos Estudantes, no lado esquerdo do peito de Ibiporã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário